BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

13.2.07

O mundo tecnológico e os pecados capitais

A tecnologia, exceto por motivos bélicos, é empregada e aperfeiçoada no facilitamento de vidas humanas, novos produtos são lançados em freqüência cada vez menor de tempo, muitas vezes, consumimos estes produtos sem nem sequer raciocinar, ou simplesmente pelo status que eles trazem consigo, quem nunca comprou algo pra impressionar o vizinho que atire a primeira pedra (ou digite o primeiro comentário), e quando caímos em conciência, percebemos que tal produto não é tão útil assim, e que aquela mercadoria velhinha que você vendeu para sua sogra, fazia as mesmas coisas e custava bem menos.
Ainda temos a internet, que serve para estudos, negócios, ou simplesmente para o preenchimento do seu ócio, ou seja, um reflexo eletrônico da sociedade humana. Nesta grande rede podemos perceber sem muito esforço a ligação que a tecnologia tem com alguns dos pecados capitais. Veja:

A preguiça


Decidi abrir a lista de pecados com a preguiça
que às vezes parece determinar o que será lançado no mundo tecnológico. Acredito que a preguiça humana seja a responsável pela explosão de gadgets que são criados a todo instante. É só visitar o Gizmodo ou o Engadget, que você terá uma noção do que digo, muitas coisas ali podem ser substituidas por um pouquinho de esforço e força de vontade. Um exemplo bem notável e este cortador de manteiga, que encontrei num post do MeioBit. Gas tar dinheiro com uma quinquilharia destas é um crime hediondo ao esforço físico. Caso você queira um desses, pense antes quantos potes de manteiga ou margarina você poderá comprar com a grana que vai gastar neste "brinquedinho".


Inveja e Avareza



A avareza é nada mais que o desejo descontrolado por dinheiro, a ambição sem limites, já a inveja é conhecida por todos, coloquei estes dois pecados juntos, pois eles são como irmãos, ou seja, um avarento obrigatoriamente tem inveja de alguém que possui bens materiais melhores que os dele. E alguns invejosos são também avarentos.

Na minha opinião a indústria se beneficia destas duas características, somadas ao consumismo, para produzir bens cada vez mais exuberantes. Vejam o iPhone por exemplo, ele só falta criar perninhas e sair andando por aí, mas, será que há realmente alguma inovação definitiva, acho que não. É claro que eu ficaria muito grato de ganhar um desses, e se eu tivesse grana, talvez até compraria um. Mas ninguém pode negar que 99% das pessoas compram celular para fazer e receber ligações, o resto é firula, mesmo que meu aparelho solte fogos de artifício e conte uma historinha para eu de dormir.

Veja o que o iPhone pode fazer neste vídeo.

Outro fenômeno interessante, ainda dentro destes pecados, são os usuários que tem mania de atualização de software, não me refiro à atualizações de segurança, tem gente que não usa computador para quase nada e faz questão de instalar o último software lançado. Qual é a diferença entre o Office XP e o Office 2003 para um usuário doméstico ? Eu diria que uma interface mais bonitinha, 2 ou 3 recursos que aquele usuário não vai usar, e uma elevação considerável no consumo de memória RAM.
Tudo isso pra esfregar na cara do vizinho que o Word dele é melhor.

É a velha mentalidade "meu carrinho de controle remoto é melhor que o seu".



A Luxúria





Esse pecadinho indecente quase tirou a alegria dos brazucas, esta é a definição de luxúria segundo a Wikipedia:

Luxúria>>>Exuberância de seiva, viço dos vegetais. Corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia, sensualidade.

A exploração deste pecado, é o combustível para o que há de mais lucrativo na internet, isso mesmo, sexo, pornografia .
Para se ter uma noção, você encontrará quase 100 milhões de páginas relacionadas à palavra "porn" no google.
E não podemos nos esquecer de estrelas pornô não voluntárias que ficaram bem conhecidas como Parris Hilton e Daniela Cicarelli (que quase nos deixa sem Youtube). Isso fora algumas ocorrências com famosas sem calcinha (Que mal há em por a periquita para respirar um pouco, tomar um ar?) e namorados que filmaram suas relações com suas "inocentes" namoradas e jogaram na internet, coisas da vida............. coisas da rede.


Arrogância e Ira


Agrupei mais estes dois pois acredito que estes também andam juntos e um leva ao outro. Manifestações de arrogância e ira geralmente ocorrem na Internet em grupos de discussões, fóruns e comentários de blogs quanto o assunto em questão é polêmico.
Entre os caciques do software, posso afirmar que a última ação arrogante que tive notícia foi quando Steve Ballmer declarou que o pessoal do Linux deveria pagar por "copiar" as "inovações" da Microsoft.
Para ver formas mais explícitas de arrogância e ira, basta acessar qualquer fórum de tecnologia onde exista fanboys do Linux e do Windows discutindo qual dos sistemas é melhor, se bobiar até chingam a mãe um do outro.
Há alguns posts que considero arrogantes quando considerados por completo, mesmo concordando em alguns pontos como já declarei na postagem anterior. Veja:

Você é brasileiro? Parabéns, você é considerado escória digital.

Brasileiros: somos tão baixo nível assim? O lixo online?

Ah! e não esqueça de ler os momentos de ira e mais arrogância nos comentários.



E enfim, a Gula

Para encerrar, temos a gula, mais comum em nós que trabalhamos com tecnologia do que com as pessoas que se beneficiam dela. Como o tempo dos analistas, programadores e afins é corrido, normamente nos alimentamos muito, e mal. Todo alimento rápido e calórico sempre nos ajuda a manter nossa produtividade e ganhar mais peso. Estamos sempre recorrendo a fast foods, miojos e cia. Mas nada como um exercício físico para nos ajudar, desde que não caiamos na preguiça hehe.




Bem, para terminar, espero não ter parecido pessimista e um odiador de tecnologia com este artigo este é só um ângulo dos quais eu vejo as coisas. É claro que não estou cuspindo no prato em que como, mas tudo tem seu lado bom e ruim (como diria o mestre Yoda). Através da tecnologia também exercemos nossas virtudes, que são contrárias aos pecados capitais, mas isso é assunto para outra postagem.

Até mais, e que força esteja com vocês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom...

:-)

Abraços,