Recentemente foi anunciada parceria entre a Linspire (e Freespire) com a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu. A parceria será recíproca, ou seja, enquanto o Ubuntu usará o CNR (Click and Run), o Linspire/Freespire usará toda a base de pacotes do Ubuntu.
Com isso, os usuários do Ubuntu em sua versão 7.04 poderão usar o CNR para baixar e instalar programas comerciais, drivers e codecs proprietários facilmente, mesmo em países onde o Automatix2 é ilegal. Futuramente, a Canonical também pretende integrar a compra de outros softwares através do CNR. Para os usuários, o Ubuntu continuará com os mesmos repositórios, e o CNR fará somente a função de baixar aplicativos comerciais.
Para quem não sabe, o Linspire (antigo Lindows) já era conhecido muito antes da criação do Ubuntu, como uma distribuição linux fácil de usar, por possuir uma interface muito bem acabada, customizada do KDE, e também por seu sistema de instalação de pacotes (programas) bem simplificado e fácil, o click'n run, que serviu de inspiração para iniciativas semelhantes como os "ícones mágicos" do Kurumin Linux.
O pessoal da Canonical, parece que sempre acerta, tomara que esta seja mais uma boa cartada, arriscaria até dizer que será uma cartada de mestre. Afinal, coisa boa + coisa boa = coisa melhor.
Vida longa ao Ubuntu, vida longa ao Linux!
Nenhum comentário:
Postar um comentário