Para quem não sabe o ubuntu é uma distribuição
Linux, criada e patrocinada pela Canonical, do programador e turista espacial sul-africano
Mark Richard Shuttleworth, cujo propósito é oferecer um
sistema operacional/
operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de
software gratuito e
livre, além de isenta de qualquer taxa.
Mas a questão é: o fez e o que faz o Ubuntu, uma das mais novas distribuições Linux, ter se tornado tão popular em tão pouco tempo, tendo recebido elogios da grande mídia (que normalmente puxa o tapete do Linux) e sendo o Líder isolado em número de usuários a mais de 6 meses, desbancando até mesmo o seu "papai"
Debian, segundo o
Distrowatch?
Minha vó costuma dizer que sucesso, é só uma conseqüência de bom trabalho. E como usuário do Ubuntu (mesmo não sendo minha distribuição predileta) posso apontar pelo menos 12 características que o fizeram ser diferente das outras distros:
O ubuntu é gratuito e aberto, no seu próprio site você pode encontrar os
mirrors para download e como se isso não bastasse, ele têm o serviço
Shipit, onde você digita seus dados e endereço em um formulário e dentro de algumas semanas os CDs com o ubuntu chegam em sua casa sem nenhum custo.
O Ubuntu também é livecd, ou seja, você não é obrigado a instalar o sistema no computador para usá-lo, e além disso o CD do ubuntu vem com alguns aplicativos (Gimp, Gaim...) que são usados no Ubuntu em versões para Windows, assim você pode ter uma noção do que é o Linux sem precisar alterar seu sistema.
Além do Português do Brasil, o Ubuntu pode ser instalado em mais 11 linguagens, e idiomas adicionais podem ser baixados on-line.
A partir da versão 6, o sistema de instalação é todo em modo gráfico, dentro do próprio ubuntu live, é só dar um clique duplo sobre o ícone instalar e começar a diversão.
- Um bom Gerenciador de Pacotes
A instalação de programas no Linux, sempre foi um pouco confusa, principalmente para usuários iniciantes, até que um gênio inventou o gerenciador de pacotes, um programa que faz todo o trabalho "sujo" de instalar, remover, configurar e atualizar seus programas. No caso do ubuntu esse gerênciador é o Synaptic, que também é apresentado no Ubuntu como "Adicionar/remover programas" (puxa, já ouvi esse nome em algum lugar...), veja:
O Ubuntu possui versões para: x86, AMD64 e Mac.
- Para Todos os gostos e necessidades
Alguns preferem o
KDE outros, o
Xfce, a partir daí foram criados o
Kubuntu e o
Xubuntu, outras derivirações do ubunto foram criadas com fins educativos e/ou corporativo. segue o
link com a lista de derivações do Ubuntu.
- Integração entre aplicaivos
Outro ponto complicado no mundo linux, a falta de comunicação entre um programa e outro é muito comun nas distribuições, principalmente nas mais "difíceis" como Slackware. É comum, por exemplo, você abrir um link num texto do OpenOffice e não acontecer nada. No Ubuntu se isso acontece, o Firefox se encarrega de abri o link pra você, integração de aplicativos é um ponto chave na produtividade, e parece que o pessoal da Canonical percebeu muito bem isso.
- Reconhecimento de Dispositivos removíveis
Com um excelente sistema de plug-and-play, com o udev, o Ubuntu dispensa montagem de de dispositivos como CD-ROMs e pen-drives. Futuramente, muita gente não vai nem saber o que é montar um dispositivo.
Um recurso semelhante às atualizações automáticas do Windows, um ícone na bandeja no sistema solta um balãozinho com os dizeres: "Há * atualizações disponíveis", só que diferente do Windows, não são atualizações de segurança, não precisamos disso no Linux, são atualizações dos programas propriamente ditos.
- Bom conjunto de aplicativos
Os programas que acompanham o Ubuntu são muito bem selecionados, posso citar o GIMP (o photoshop do Linux), o Mozilla Firefox, o Evolution (o mais famoso leitor de e-mail para linux), o Gaim (um instant messenger de múltiplos protocolos, inclusive o do msn), o OpenOffice, entre outros.
A comunidade brasileira de usuários e desenvolvedores é bem sólida e útil, há vários sites e fórum onde você poderá curar possíveis dores de cabeça, confira links:
Fóruns de Lingua portuguesa do ubuntuPlaneta Ubuntu BrasilUbuntu Brasil- Como vovó dizia: Nem tudo são flores
Nem tudo são flores, não estou aqui para iludir ninguém, você pode ter um problema ou outro no que se refere a formatos proprietários, que não vêm instalados, por causa da licença GNU/GPL. Mas não esquente, o próprio sistema foi preparado para que você resolva os abacaxis sem sofrer e/ou perder muito tempo.
Isso é tudo pessoal, tentei deixar bem claro que o Ubuntu é muito mais que um nome esquisito, mas sim, um sistema robusto e utilizável principalmente.
Que a força esteja com vocês e até a próxima se Deus quiser.
2 comentários:
Realmente muito boa sua análize..
Parabéns, Quando ultilizei o Ubuntu pela primeira vez... Dapper, fiquei impressionado, reamente uma das melhores distros para Desktop..
Ahh e tomei a liberdade de postar seu texto no www.bestlinux.com.br..
realmente me surpreendo com o espaço que o ubuntu vem conquistando, as vezes instalo ele na minha máquina e vejo as novidades, como ainda não muita diferença com o debian etch, prefiro continuar por aqui.
Postar um comentário