BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

20.2.07

O pingüim também sabe jogar

A falta de jogos tem sido um dos motivos mais fortes para a "não-migração" de usuários para o Linux. Realmente, o cenário de jogos para a plataforma Linux, ainda está em silencioso, mas amplo desenvolvimento, mesmo não tendo a maioria das grandes produtoras desenvolvendo em nosso favor.

Mas porque não?

A resposta é simples, como você deve ter suposto, não é economicamente viável para uma empresa de games investir dinheiro numa plataforma, sendo que a outra é utilizada por mais de 90% das pessoas que possuem computador, daí vem a velha história do retorno de investimento, o lucro não seria tão satisfatório, leis do capitalismo.

Outro motivo, mais pŕoximo da nossa realidade, é que, nos camelôs, não existem jogos para Linux (acho que entenderam onde eu quero chegar).

A pergunta que não quer calar

Se vocês olhassem as imagens abaixo sem nem sequer ler o texto, ou se eu apenas tivesse postado as imagens, será que vocês saberiam que estes games são para Linux?



Impressionante não? Pois é, estes três títulos de games são distribuidos por uma produtora chamada Linux Game Publishing. Esses games, não são gratuitos, custam cerca de 30 euros, mas provam que o processamento gráfico no Linux não fica devendo nada em relação aos seus concorrentes.

Pô, mas é só isso?

Não, jogos consagrados como Unreal Tournament, possuem versões para Linux no próprio CD de instalação (alguns gammers preferem o Linux para jogos on-line, pelo seu desempenho comprovadamente superior em redes). Ainda temos os jogos que acompanham intefaces como KDE e GNOME, como veremos a seguir:

KDE e GNOME games

Os jogos que acompanham os ambientes gráficos, normalmente tem um gráfico bem limitado, mas uma altíssima jogabilidade, em outras palavras, jogos extremamente viciantes. Em sua maiorioa, são puzzles, jogos de carta e de lógica, um jogo do KDE que me prendia por horas era o Konquest, um jogo de conquista espacial que eu vi pela primeira vez em 2002, se não me engano, no Conectiva 8.

Para quem prefere os jogos que já vêm com o sistema, posso garantir uma coisa, você vai se divertir muito mais do que com o Paciência, FreeCell, Campo minado e Copas. Só no Ubuntu são mais de 12 jogos.

Linux para gammers

Existem ainda distribuições totalmente otimizadas para jogos, e que já vem com um acervo bem notável dos mesmos, um belo exemplo é a distribuição brasileira Kurumin Games, segue a descrição segundo à Wikipedia:

O Kurumin Games é uma distribuição Linux baseada no Kurumin. O diferencial é que ela é voltada principalmente para jogos. Assim como o Kurumin, consegue rodar através do CD, detectando todo o hardware e configurando o sistema do melhor jeito possível. Ele inclui um assistente muito funcional para configurar a placa de vídeo 3D (nVidia e ATI). Inclui também ferramentas para instalar novos jogos (através do apt-games). Alguns programas foram retirados do Kurumin para que houvesse espaço para jogos (Open Office, aMSN e outros); mas podem ser instalados, se desejado, através de um outro script, que pode ser acessado no painel do Kurumin Games.

Apesar de ter sido removido muitos programas do Kurumin Games, muitos deles foram substituídos por mais leves, como o KOffice que ficou no lugar do OpenOffice. Assim, o Kurumin Games pode confortavelmente ser usado como sistema operacional para as tarefas mais corriqueiras, como navegar na Internet, assistir vídeos, etc, além de possibilitar muita diversão com os jogos.

Ainda temos o Morphix Gammer, outro liveCD para quem gosta de jogos.

Sites sobre jogos linux

Alguns links para sites dedicados a jogos para Linux:

Games for linux

The Linux Game Tome
Tux Games
Linux Gamer Guide
ID Software Linux

Artigos sobre Jogos no Linux

Jogos e o Linux
Diversão e Entretenimento no Linux
Emulando jogos arcade com xmame
STEPMANIA: Transforme seu PC com GNU/LINUX em uma máquina Dance Dance Revolution
Jogos para Linux, um mercado em franca expansão

Finalizando

Bom pessoal, é isso, ainda temos muito que evoluir no mercado de jogos, mas ainda temos desenvolvedores que se esforçam para nos fornecer entretenimento e lazer.

Abraços e até a próxima se Deus quiser.

Um comentário:

NavaL Fz* disse...

Poxa fico feliz em saber que os grandes desenvolvedores da plataforma linux estão preocupados com esta grande falha, gerada pelo capitalismo, isto é, dependemos muito das grandes empresas de games. porque digo isso, eu a 5 anos que jogo Couter Strike, e algum tempo atraz quis migrar para o linux, mais senti uma dificuldade imensa para fazer rodar o CS no linux, ate pq não consegui instalar o wine e tentei outros como cedega, winex e etc. Seria muito mais facil se a valve e o steam fizessem o jogo ja voltado para o linux é so clicar, instalar e jogar.