27.3.07
Trocar seu Orkut por um Blog? Não perca seu tempo.
Vários blogs aderiram à campanha "Troque seu orkut por blog", a princípio, achei até interessante a campanha, mas após refletir bem, vi que não, não vale à pena? Por que não?! (Você deve estar se perguntando)
Simples. Agora que os blogs estão sendo levados a sério, e ganhando cada vez mais qualidade (é claro, existe lixo em todo lugar), eu não gostaria de uma invasão de seres estranhos (sem generalizar) contaminando a blogosfera. O que acontece na verdade é que o Brasil tem pouquíssimos internautas (usuários da internet, como um todo) e muitos "orkunautas", ou seja, aquelas pessoas que mal sabem o que é um computador mais ainda sim, tem seu perfil no orkut ou aqueles que compraram um PC só por causa dele (e do MSN). Estas pessoas (pelo menos a maioria delas) não estão nem um pouco preparadas para produzir algo de útil ou interessante para os demais internautas, muitas delas não sabem nem o que é um Blog (agora devem saber, por causa do Pimentel da Nextel, todo mundo tem TV em casa hehe).
Moro num bairro periférico de uma cidade do interior do Rio de Janeiro, onde nem 5% dos habitantes tem computador, mas quando eu entro no orkut (o que é raro) lá estão as caras de todos do bairro. Moro numa cidade onde confrontos de gangs em bailes funk, são marcados via Orkut(a última morte em decorrência disso foi nesta sexta-feira 23/03), isso sem falar de outros eventos suspeitos que ocorrem no Orkut todos os dias por milhares de brasileiros, pelo amor de Deus, não quero que isso se transfira para os Blogs, .
Um Blog não mudará hábitos orkuteiros de uma pessoa, desde IsCr&v&r Ax!M, até a promoção da violência propriamente dita. Acredito que se uma pessoa realmente estiver interessada em montar um blog, ela vai fazer isso independentemente de qualquer campanha, e também vai se preparar para tal.
Não estou querendo parecer arrogante e/ou elitista com esta postagem(amo minha periferia, minha área é tudo que eu tenho....), e nem dizer que meu blog é superior a algum outro.
Mas para evitar o apocalipse da blogosfera brasileira, é melhor deixar as bestas (novamente, sem generalizar) em seus devidos lugares.
Fiquem com Deus e até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
bom, isto pode ser uma outra aplicação daquela frase que ouvi em algum lugar, mas que com pequenas alterações se enquadra no que tu disse:
É fácil tirar uma pessoa do morro, o difícil é tirar o morro de dentro da pessoa.
não sou preconceituoso, mas vamos combinar que na maior parte dos casos é a mais pura verdade.
Sim concordo plenamente uma coisa que me deixa intrigado tb é o surgimento de flogs, como eu odeio qdo alguém vem no Msn, claro msn pq pessoas desse tipow usam essa porcaria tanto que no yahoo irc jabber ninguém faz isso, chegam falando:
oie atualizei meu flog www.meuflogidiota.flogao.com.br comenta lá plz vontade de mandar ir tomar no meio do **
Eu também quase aderi, mas depois cheguei a uma conclusão parecida. Chamar um monte de gente do nível cultural orkutiano pra que criem blogs definitivamente não é uma boa idéia.
Por que não uma campanha "Saia do Orkut e conheça o mundo" pra incentivar leitura de blogs, Wikipedia, fóruns de verdade, etc?
Assim temos bem mais chances de que apareçam novos blogs legais do que chamando todos diretamente para isso.
[]s
Vocês estão querendo destruir um dos valores em que a Web2.0 se apoia: a colaboração. Cada um tem seu papel... A informação que não é útil ou interessante para você pode ser para outra pessoa. É ai que está a graça da Web, a produção de conteúdo de maneira independente e totalmente livre de censura.
Pessoal... Vamos devagar com essas regras excludentes.
Raoni, posso dizer que concordo com uma parte do que você disse - a parte boa, que é a da colaboração.
O grande problema, é que estamos falando de um tipo de pessoa que, além de assassinar o português, ainda acha isso engraçado. Estamos falando de pessoas com vinte e poucos anos, que se comportam como adolescentes de quinze.
É uma legião de pessoas que acha bonito ser feio. Talvez elas possam até "colaborar" umas com as outras, não me importo, mas se sairem em grande escala, de dentro da "casca do orkut", certamente vão popular a internet com uma quantidade inimaginável de lixo. E isso vai acabar nos afetando de forma negativa. Será o avesso da colaboração.
Fiquei sabendo agora desta campanha e, realmente, acho que não vai dar em nada, apesar das boas intenções.
Essa moçada que fica no orkut (exceções à parte) não tem paciência de pensar muito, reflitir sobre um tema e expor suas opiniões de forma escrita; portanto, "blogar" não é pra eles.
Tão importante quanto lutarmos contra a exclusão digital é incentivarmos um bom uso do tempo na frente do micro (não que ele não possa ser usado para diversão também).
Talvez uma campanha do estilo citado pelo Bardo siga mais por esse caminho:"Saia do Orkut e conheça o mundo".
É alex, você tocou num ponto que eu acho fundamental, muitos governantes principalmente na região onde moro, dão acesso a internet para as pessoas (que sem ter para onde ir, vão para Orkut) e chamam isso de inclusão digital. É a velha história de passar o doce na boca de quem reclama.
Acredito que as pessoas devem estar melhor informadas sobre o que existe de bom na internet, antes que ela se torne sinônimo de Orkut.
Parabéns pelo post, excelente! Eu concordo com tudo que você disse, mas discordo completamente da pessoa do primeiro comentário. Estar no morro não é sinal de falta de educação ou estupidez. Isso é um preconceito que precisa ser extirpado.
É isso, até mais.
Pois é, uma campanha mais adequada para orkuteiros de plantão seria desligar o computador e ir ler um livro...
Mãs quem sabe não temos a sorte dos adeptos so orkut...creiarem seus blogs ,e aprender a utilizar melhor a internet, afinal eles terão de saber sobre várias coisas(html,php,design de interfaces) para criarem descentemente sua página na web.Ou será que não iriam querer ser levados a sério? Se bem que a maioria é criançada...então deixa como está.hehe
Postar um comentário