Os widgets para Windows são bastante utilizados e conhecidos, um bom exemplo é o Yahoo! Widgets, mas muitos não sabem que este tipo de aplicação já existia há muito mais tempo no mundo Linux, tanto que muitos dos usuários linux ainda não conhecem widgets.
Neste artigo, vou citar 3 bons programas para gerenciar widgets muito populares no Linux: o GKrellm, o Superkaramba e o gDesklets.
O superkaramba é um gerenciador de widgets para quem usa KDE, está na versão 0.37, na minha opinião é o melhor programa para enfeitar a tela, principalmente pela facilidade de instalação e configuração, e também pela grande quantidade de temas disponíveis (apesar de alguns não funcionarem nem por reza).
O superkaramba é tão pesado quanto o próprio KDE, portanto, se você possui um computador com poucos recursos (principalmente pouca RAM), não é recomendável instalá-lo.
Tutoriais sobre o Superkaramba:
Superkaramba: mudando a cara do seu KDE
Instalação e uso do superkaramba
Instalação e uso do Superkaramba "fora" do KDE
Usando o Superkaramba
É um equivalente do superkaramba para ambientes GNOME, funciona de forma bem semelhante a ele, ainda não amadureceu o suficiente pois apresenta alguns bugs dependendo do tema instalado, mas não é nada que não dê para usar.
Tutoriais sobre o gDesklets:
gDesklets: sensores legais para GNOME
Personalizando GNOME com gDesklets
O mais leve (menos de 1MB ) e mais estável entre os três, foi um dos primeiros programas do gênero para linux e funciona bem independente do gerenciador gráfico que você esteja utilizando, muitas pessoas usam como complemento para o superkaramba ou gDesklets.
A princípio você pode achá-lo um pouco "feinho" por causa do seu skin padrão, mas no próprio site você pode encontrar outros skins.
Tutoriais sobre o Gkrellm:
Instalação e configuração do GKrellm
Instalação de programa de sensores (GKrellm)
- Finalizando
Divirtam-se e até a próxima.
Um comentário:
Não sei se estou sendo excessivamente neurótico mas sempre olhei com deconfiança os applets. Linux é seguro mas não é inflível e acho que os applets são uma brecha para codigos maliciosos monitorarem o computador.
Postar um comentário