Talvez a eterna utopia geek de que o Linux se torne o sistemas das massas ainda não aconteça este ano, mas é difícil ver um início de ano tão a favor do Linux quanto o deste ano. Talvez este ano seja o início de uma possível ascenção do Pingüim nunca vista antes. Veja a seguir porque:
Ubuntu
Mais uma vez, me vejo obrigado a falar da "distro pop" (não que ela não mereça esta posição), é inevitável dizer que esta distro fica cada vez melhor (principalmente no ponto de vista de um usuário final), e vem conquistando cada vez mais usuários através da sua política diplomática, que não te discrimina por usar Windows, faz entrega em domicílio, facilita seu dual-boot, e até contará com um assistente de migração na sua nova versão (que sai este ano).
Parceria Novell-Microsoft
Embora a comunidade geek/nerd não goste de tal assunto, até que provem o contrário a parceria da Novell (desenvolvedora do Suse Linux) com Microsoft, poderá encorajar os usuários domésticos, e principalmente corporativos a instalar Linux em suas máquinas, principalmente com a realização da prometida integração de suas soluções de TI for bem sucedida. É claro, este anúncio gerou rebuliços na comunidade do software livre e também, atrasando até o lançamento da nova versão da GPL. Pelo o que eu sei (e aprendi na faculdade) sobre a General Public Lincense, é que você não pode anexar o código de um software livre a um software patenteado (proprietário) e é claro, que isto vai acontecer inevitavelmente com essa parceria, é provável que venham daí todos os protestos em relação ao acordo. Como nerd assumido, também não posso sair sorrindo quando vejo isso, mas usuários não são idealistas (e nem precisam ser), são usuários e estão c*g*!ndo pra essas coisas.
Windows Vista
Você deve estar se perguntando, em que ponto o Windows vista ajuda o Linux?
O prórpio windows vista pode e é um ótimo motivo para a migração de usuários, o vista pode ser, quem sabe, o tiro que saiu pela culatra da arma da Microsoft, principalmente em países emergentes ,como o nosso, onde o povo não tem, nem de longe, condições de comprar um PC que seja suficiente para rodar o Vista, pode ser este o argumento mais favorável para fazer um usuário trocar o XP por um Linux, sem ferir bolso.
Dell e HP - pretendem vender PC's com Linux de fábrica
O próprio consumidor sugerir Linux OEM já é um sinal muito positivo, e quando duas grandes empresas enchergam no Linux possibilidade de negócio, melhor ainda, principalmente se levarmos em conta que estas duas empresas farão de tudo para nos agradar, ou seja, competitividade, pode-se dizer que se isso se concretizar, teremos distribuições muito bem acabadas nos computadores, assim poderemos dispensar aquele técnico pra formatar sua máquina e colocar um XP (guardar os R$ 30 para fazer outras coisas).
LinuxBIOS
Outro avanço a nosso favor é a LinuxBIOS, uma bios de código aberto que foi feita com base no Kernel original do Linux, além de ser mais rápida, ela pode ser customizada e trabalhar com o hardware de forma bem mais "clara", outro ponto positivo é que se houver tentavivas de criarem bios preparadas para NÂO receberem, dual-boot, é só você trocá-la por uma LinuxBIOS.
Vídeo da Linux BIOS em atuação:
Enfim, para quem tem fé, pode ser obra divinal, ou do destino, ou talvez estivesse até escrito lá, nas estrelas. Para os céticos, pura coincidência. Mas para todos que acompanham o desenvolvimento do software livre e têm boa percepção do mundo que nos rodeia, há um fato que não podemos negar, positiva ou negativamente, o ano de 2007, pelo menos para o Linux, promete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário