BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

12.3.07

O programa travou. O que fazer?

O que fazer quando aquele programa que você estava execuando no Linux parou de responder?

O Linux é conhecido por sua estabilidade, mas, nem sempre tudo sai como deveria (coisas da informática) e aquele programa que você está executando resolve travar. O próprio Linux, em sua estrutura, possui recursos bem simples de serem utilizados para contornar situações como estas. Quem usa ambientes gráficos como KDE ou GNOME, já deve ter percebido que essas interfaces possuem um bom tratamento para aplicativos "mortos-vivos" por assim dizer, ainda sim, há ocasiões em que seu ambiente gráfico não consegue contornar o problema, quando isso ocorre, é hora de tentar fazer com as nossas pŕoprias mãos (na unha hehe), veja:

  • Utilizando Gerenciador de Processos
A forma mais amigável, é tentar utilizar o gerenciador de processos do prórpio sistema gráfico que você está usando (lembrando, nem todos os sistemas gráficos possuem seus próprios monitores de processos), o do GNOME, por exemplo, é bem parecido com o gerenciador de processos do Xindows XP, você escolhe a aplicação travada e clica em Finalizar Processo.

  • Utilizando o xkill
O xkill é, literalmente, um matador de processos, para usá-lo, abra um terminal, digite xkill e seu cursor do mouse vai virar uma espécie de mira, daí, basta você dar um clique sobre a aplicação travada para ela fechar de vez.

Mais fácil impossível.

  • Utilizando os comandos ps e kill
O comando ps é uma espécie de gerenciador de processos em modo texto, e o kill, como você deve ter suposto é um matador de processos em modo texto.
No Linux todo processo aberto possui uma identificação é através dela que o comando kill vai encerrar a aplicação que desejarmos, aí é que entra o comando ps, podemos usá-lo para saber qual é o PID (Process ID) daquele programa. Vamos supor que eu queira fechar(matar) o Firefox que não esta respondendo, a primeira coisa a fazer é abrir um terminal e rodar o comando ps -A, onde a opção -A serve para mostrar todos os processos
Nessa tela, o PID do firefox é 5249, o próximo passo então seria rodar o comando kill 5249.

  • E quando TUDO pára?
Pode acontecer de todo o sistema parar, na verdade, o seu sistema provavelmente não parou, e sim a interface gráfica. No Linux o sistema gráfico, responsável pelo gerenciamento das interfaces, funciona "em paralelo" com o kernel, que é o núcleo do sistema, onde as coisas acontecem pra valer. Neste caso precisaremos reiniciar o servidor gráfico, pressionando simultaneamente as teclas: ctrl+alt+backspace (achou que fosse ctrl+alt+del não é?).

Se isso não der certo, aí sim, seu sistema parou mesmo, no kernel, provavelmente por causa de alguma configuração errada ou conflito de hardware, o jeito é recorrer ao botão RESET mesmo.

That's All Folks! Até a próxima se Deus quiser.

Um comentário:

Unknown disse...

Antes de dar RESET, é melhor tentar:

Mantendo ALT apertado, tecle Print Screen e depois B.

Esta é uma chamada de emergência que permite reiniciar a máquina, com a vantagem de sincronizar os discos evitando danos no sistema de arquivos.

Ou:

Mantendo ALT apertado, tecle Print Screen e depois O.

Esta é ideal para quem precisa desligar o computador rapidamente sem danificar seus sistemas de arquivos, ou quando a máquina trava e por qualquer motivo não permite um desligamento natural através do init.