BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

3.3.07

Ubuntismo dá um tempo

Sempre que não estou postando, ou até antes de postar, costumo ler vários blogs, principalmente os blogs sobre software livre, e, pude perceber uma certa tendência (não declarada) de muitos estarem sempre falando sobe Ubuntu.... Ubuntu... e Ubuntu. Um dia, praticando paraquedismo, encontrei um site que usou o termo Ubuntismo e achei perfeito para usar nesta postagem.

Até mesmo em blogs que tratam de outros assuntos que não software livre ou Linux, quando tocam no assunto, o Ubuntu sempre está lá no meio, isso quando o assunto não é o próprio Ubuntu.

Este blog (quem diria :P ), segue meio que involuntariamente as mesmas tendências, sempre preferi o Slackware (apesar de ter passado por tudo quanto é distro), mas com o passar do tempo meu gigantesco HD (de 20 GB) ficou pequeno demais para ele, instalei o Ubuntu pra não ficar sem Linux, também gostei (mas para um nerd fuçador, slack é slack) e sem perceber, postei mais sobre Ubuntu do que imaginava.

O Ubuntu, goste você dele ou não, conseguiu uma coisa que muitas distribuições ainda não conseguiram: Ele entra quase que subliminarmente na nossa mente, como muitos "softwares pop" fazem. Se você perguntar a algum conhecido nerd "Qual distribuição você me recomendaria", provavelmente ele diria "Ubuntu".

Se Bezerra da Silva fosse nerd (e/ou xiita), a música seria "Ubuntismo dá um tempo", falar sobre Ubuntu é bom, mas vamos devagar com a louça, há outras distribuições de qualidade e seus usuários também estão à espera de uma dica, um artigo, até mesmo uma crítica. E esse é um compromisso que eu resolvi assumir também aqui neste blog, vamos por as outras distros na roda da blogagem, afinal, o Ubuntu é um Linux, mas o Linux não é só o Ubuntu.

10 comentários:

Anônimo disse...

Cara,
parabens pelo post.
Realmente o Ubuntu virou febre. A razão disso?
Ele é simples e funciona como um windows.. é pratico e rapido.
Logicamente outras distros como kurumin, big linux e etc fizeram isso por um bom tempo, mas o ubuntu consegue ser melhor no termo SO X Usuario.
Eu uso e ja utilizei outras distros, mas isso é uma questao de tempo ou de um SO ser mais pratico que o ubuntu.
Vc sabe q usuario gosta de "mao na roda" e nao um SO que tem que programar, mexer na "unha".
Vamos ver o que vem por ai.
Parabens

Anônimo disse...

Acho que varias distribuições mais atrapalham do que ajudam,devemos todos olhar para uma direção só,senão vamos pulverizar uma comunidade que poderia ser forte se fosse só uma,em centenas que são fracas,ou você acha que o Windows ia chegar onde chegou se existisse o tindows,bindows,cindows qindows pindows...

Anônimo disse...

olha, eu concordo com você que está rolando um certo ubuntismo sim, e concordo também que é interessante que se fale em outras distribuições e não apenas no ubuntu, mas acho que, apesar de tudo, esse ubuntismo é bastante positivo.

não é porque está se tornando popular, porque virou quase que um hype, que agora o ubuntu deve ser olhado com receio, jogando água fria em algo que tem dado certo. mesmo porque de maneira nenhuma a popularidade do ubuntu diminui o valor das outras distribuições - muito pelo contrário, abre portas para que muitos usuários que conheceram o linux graças a esse "ubuntismo" possam utilizá-las em um outro momento, conforme as suas necessidades.

Anônimo disse...

Se for pra usar ubunto, então usa o windows logo. Ainda bem q eu não sou usuário final, uso slack. ;)

Anônimo disse...

paradoxalmente...
mais um post sobre ubuntu... =)

Cristiano disse...

Qual o problema de usuario avançado usar o ubuntu? no ubuntu ele pode compilar o codigo fonte dos programas se ele não quiser usar um pacote DEB,ele pode recompilar o kernel para maximiar o poder de sua maquina,tudo que ele faz no slackware ele também faz no ubuntu,afinal é tudo Linux,esse cara ai de cima falou que se é para usar o ubuntu ele usa o windows mesmo,então usa uéééé'!!!viva a liberdade de escolha !!!!
E você diz que vc não é usuario final,então diga qual o software vc fez ?
Não seria vc o Miguel Icaza?,ou será que vc é aquele cara francês que é mantenedor do kernel 2.4?
Então vc é aquele tipo de pessoa que tem fogão em casa,mais prefere cosinhar em uma fogueira,tem energia eletrica mais prefer usar velas,ou seja,prefere fazer tudo da forma mais dificil.

Unknown disse...

Comentário muito pertinente. No mundo Linux, ao contrário de outras plataformas (MS e Mac), o usuário tem muitas opções de distros, ambientes e configuração.

No meu último post (http://papelnovaso.wordpress.com) eu até recomendo o Ubunto, mas apenas como porta de entrada para o mundo Linux. Do Ubuntu, o usuário pode partir para maiores experimentações com outras distros.

Um forte abraço!
Flávio

Renatho Siqueira disse...

Bem,
Gostaria de registrar minha modesta colaboração e opinião nesta discussão de bom nível.
Sou responsável pelo podcast Conversa Digital (hhtp://conversadigital.blogspot.com) e sempre falo sobre tecnologia e software livre. Já falei sobre o Ubuntu, mas não sou Ubuntumaníaco. Já utilizei a distribuição e, PARTICULARMENTE, não acho ele assim TÃO PARECIDO com o Windows como as pessoas insistem em alardear. Trabalho no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro e lá utilizamos o Suse nos nossos desktops. Posso afirmar pra vocês que não trocaria meu desktop Suse por nenhum Ubuntu da vida, porque a facilidade de operação e de reconhecimento de hardware do Suse é assombroso. Já instalei o Suse em muitas máquinas usando "Winmodens" que o Debian e o Ubuntu nem sequer reconheceram enquanto no Suse os modems não só foram reconhecidos como funcionaram perfeitamente. Assim sendo, concordo com o comentário do amigo acima: Se você é brabo mesmo, cozinhe no fogão de lenha, desligue sua luz elétrica e volte a usar máquina de escrever. Não é porque uso linux que quero fazer as coisas do jeito difícil. Quero fazer as coisas com a mesma facilidade que faço no Windows, mas com poder de escolha e decisão.
Um abraço.

Renato Siqueira
www.conversadigital.com

Anônimo disse...

cvalds, aff manow, não vai falando meu nome nos blogs assim, não entraga pow!!
voltando ao ubuntu, é só mais uma distro, só q mais cômoda q as outras, pra quem tá aprendendo. Mas como o assunto é desktop, o windows é mais cômodo q tdos, ou mac, vc vai ser mais produtivo com eles, tdos os seus periféricos vão funcionar, e vc vai perder mto menos tempo.
agora pra servidor, qquer distro é tdo a mesma coisa, é tdo linux. só q não tem pq usar linux se existe os bsd.

Hevanderson disse...

cvalves, quando fiz artigo, não quis dizer que devemos esquecer o ubuntu, mas sim lembrar das outras, é claro que olhar para um lado só tem seu lado positivo, mas é fato que tem gente usando kurumin, suse, slack, debian e outros, não podemos (pelo menos eu não posso) simplesmente aconselhar o usuário a largar sua distro e usar ubuntu só porque ele é a distribuição da vez.

Abraços